Blog Imaginado

Cibersegurança

5 passos simples para evitar ataques informáticos

Em plena época de transformação digital, é dado adquirido que a grande maioria das empresas, se não todas, contem os seus dados em formato virtual.

Documentos confidenciais, dados sensíveis, listas de clientes, armazenados em computadores ou na cloud, são hoje em dia informações valiosas para o tecido empresarial.

E se nós trancamos o nosso carro quando vamos ás compras, se temos receio que sejamos o próximo azarado a sofrer um desgosto, porque é que as empresas ainda não compreendem e assumem o risco e o valor associado aos seus dados?

Curiosamente, da mesma forma que a maneira mais fácil de ver-mos a nossa viatura assaltada é por falha própria, ao deixar o carro destrancado, os ataques informáticos mais comuns são aqueles que exploram não só as fragilidades nos softwares e hardwares, mas também as falhas inerentes à parte humana.

Assim sendo, e da mesma forma que trancar o carro é um simples passo para evitar males piores, a Tecnologias Imaginadas explica-lhe 5 medidas fáceis que irão tornar a sua empresa mais segura.

Educar os colaboradores

Mesmo com milhões investidos em cibersegurança, de nada serve se os seus colaboradores não seguirem um conjunto de boas práticas essenciais para proteger a sua empresa de ciberataques.

Os funcionários são a causa mais comum de ciberataques, pois muitos não reconhecem ameaças externas quando ocorrem ou têm um bom entendimento das ações diárias que deixam uma empresa vulnerável a um ataque cibernético.

Utilizar a mesma palavra-chave para várias contas, deixar o computador desbloqueado num open space, ou aceder a documentos de trabalho em redes públicas são erros comuns e inocentes, mas o suficiente para oferecer uma oportunidade gratuita a qualquer pessoa mal intencionada de causar estragos irreversíveis aos seus valiosos dados.

Formar os seus colaboradores, é então considerado o ponto mais importante para a sua cibersegurança.

Restringir os acessos

Restringir os direitos de administrador e acesso de TI a um pequeno número de usuários é inestimável para minimizar o risco de violações de dados, Confie sempre essas informações a uma figura-chave do seu departamento de TI e garanta que ele esteja treinado adequadamente no armazenamento seguro e criptografado dessas informações.

A ideia por de trás é simples, os funcionários não podem divulgar informações às quais não têm acesso.

Proteção Integral

É essencial proteger sua empresa contra ransomware e outros tipos de malware. Este tipo de ataques bloqueia todos os seus dados, e pede um resgate para os desbloquear.

Só existem duas saídas para quem se encontra nesta situação, pagar, ou perder tudo.

O problema é que as ferramentas antivírus existentes não são muito eficazes contra o ransomware, que evolui tão rapidamente quanto as novas ferramentas de antivírus são desenvolvidas. O ransomware pode funcionar silenciosamente em segundo plano e apenas ser detectado quando for tarde demais. Portanto, é importante investir em software que foi projetado especificamente para lidar com este tipo de ataques.

Embora as ferramentas eficazes de anti-malware capturem e isolem vírus de software quando ocorrem, impedir que esses vírus entrem na base de dados é fundamental.

Investir num firewall otimizado é, portanto, essencial para impedir a entrada de malware nos sistemas do computador. E com as ameaças de segurança cibernética evoluindo rapidamente, preste sempre atenção nas notificações de atualização e execute-as assim que estiverem disponíveis. Essas atualizações são feitas em resposta às mais recentes ameaças cibernéticas e, portanto, são uma ferramenta essencial na luta contra ataques cibernéticos.

Para implementação de políticas e soluções de segurança e protecção informática com alarmística do parque informático, a Tecnologias Imaginadas seleccionou as soluções de protecção Sophos por serem consideradas pela grande maioria dos especialistas como uma das melhores, mais fiáveis, mais rápidas e robustas soluções existentes no mercado.

E a nossa experiência quotidiana confirma-o: tanto na nossa própria utilização das ferramentas Sophos na protecção do nosso parque informático, como nos nossos Clientes que referem, além da eficácia, a transparência da protecção que praticamente não se nota no desempenho dos equipamentos e das aplicações, para grande satisfação dos utilizadores que assim vêm o seu trabalho fluir com normalidade, mas em ambiente realmente seguro.

Proteger smartphones e tablets

Da mesma forma que os acessos a redes públicas através do portátil de trabalho são uma oportunidade para os mal-intencionados, os smartphones e tablets são também uma porta de entrada para os nossos dados, e estes foram criados com o proposito de serem transportados e utilizarem redes descobertas automaticamente.

Por esse mesmo motivo, são uma preocupação acrescida.

O PIN de acesso, a remoção do acesso automático a redes wireless e a atualização automática de aplicações nos dispositivos são algumas das boas práticas para proteger a sua empresa.

Utilizar backups e criptografia

Uma estratégia eficaz de cibersegurança deve consistir em dois elementos: O primeiro, impedir o acesso físico a dados confidenciais, e de seguida tornar esses dados inúteis se caírem nas mãos erradas.

As empresas podem alcançar esse objetivo criptografando os seus dados. A criptografia de dados continua sendo o “remendo” mais eficiente para quando alguém acede ilicitamente aos seus dados. Certifique-se de criptografar todos os dados confidenciais, incluindo informações de clientes, informações dos funcionários e todos os dados comerciais. Lembre-se que com o Regulamento Geral de Proteção de Dados, pode também ocorrer em graves multas caso os seus dados sensíveis sejam expostos.

Atualmente, o software de criptografia de disco completo está incluído em praticamente todos os sistemas operacionais e pode criptografar todos os dados no seu computador enquando está em repouso.

Após a criptografia, o backup de todos os dados é outra maneira importante de aumentar a sua cibersegurança. Com os hackers de ransomware bloqueando as empresas dos seus próprios dados, criptografando-os e solicitando o pagamento de um resgate, pode ficar um passo à frente deles fazendo backup de todos os seus dados e armazenando-os separadamente.

Uma das especialidades da Tecnologias Imaginadas é a cibersegurança, se gostaria de saber mais, tirar uma dúvida ou lançar um desafio, entre em contacto connosco!

Janeiro 2020
S T Q Q S S D
« Dez    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Suporte
para clientes

SUPORTE PARA CLIENTES

É cliente Tecnologias Imaginadas? Precisa de ajuda? A nossa equipa assiste-o com suporte completo em todos os seus desafios informáticos.