Uma das principais preocupações de um gestor é a margem de lucro e, consequentemente, quais as ferramentas que estão ao seu dispor para que seja possível aumentar essa margem. Será um software de gestão uma dessa ferramentas?
A margem de lucro é um dos indicadores financeiros de uma empresa, relativamente ao lucro que essa empresa concretiza, em valores percentuais. Avalia a saúde financeira da empresa. A margem de lucro equivale à percentagem de lucro com o valor do custo de um produto, por exemplo, custos de produção ou de venda. Este indicador diferencia-se do lucro, já que o lucro é o valor das vendas, menos os custos de produção e comercialização do produto.
Para medir a sua margem de lucro em cima de cada venda, deve-se seguir a seguinte fórmula:
Margem de lucro = (Valor do lucro/ Receitas) x 100
Faz também sentido definir o que é margem de lucro bruta, assim como, perceber de que forma esta difere da líquida. A margem bruta mede a rentabilidade das vendas, após as deduções de vendas e do custo dos produtos vendidos. A margem líquida é demonstrativa do lucro que a sua empresa efetivamente concretiza.
Conseguimos, através da margem líquida, ter uma visão da lucratividade da empresa, ao passo que, através da margem bruta conseguimos medir a rentabilidade dos produtos.
Saber a margem de lucro permite perceber se o produto dá ou não lucro, bem como calcular o preço mais vantajoso, por unidade. Estas análises são cruciais para avaliar se há ou não necessidade de diminuir as despesas envolvidas na produção.
Seguindo este raciocínio, quanto mais elevada for a percentagem da margem de lucro, mais rentável será o produto e/ou serviço. Se, por outro lado, a margem de lucro dos produtos for baixa, perde-se a oportunidade de gerar lucro adicional.
Um dos elementos críticos para a gestão de uma empresa é o software e a escolha do que melhor se adapta às suas necessidades. Este pode ser um fator diferenciador, que contribui para a rentabilidade da organização.
Os sistemas tradicionais, apesar das suas mais valias, tornam praticamente impossível conseguir aumentar a margem de lucro do seu negócio, nem o fazer crescer sem investir, constantemente, em tecnologia.
Atualmente existem soluções de gestão inteligente capazes de integrar todos os processos de uma empresa e que ajudam notavelmente a empresa a reduzir custos e, com isso, aumentar sua margem de lucro. Um ERP é um excelente exemplo de um software de gestão adaptável às necessidades das organizações, é mais barato que as opções tradicionais e mais fácil de implementar. A uma fácil implementação está geralmente associada a menos custos, porque não depende de material especifico e nem há necessidade de formação.
Este tipo de software permite a lógica da melhoria continua, no sentido, que é possível continuamente analisar o desempenho e resultados da empresa através do cruzamento de dados. Desta forma, conseguimos apontar pontos fracos para que possam ser eliminados ou corrigidos.
A par da escolha do software de gestão, existem outros tópicos que o podem ajudar, a si e à sua empresa, a aumentar a margem de lucro. Selecionamos cinco:
- Up-sell e cross-sell
Estas duas estratégicas de marketing podem aumentar vendas e, por consequência, a margem de lucro. É preciso estudar a aplicação destas técnicas ao seu negócio, de forma a aumentar o valor médio de venda por cliente, a partir da venda de serviços ou de produtos complementares.
- O foco é o cliente
Reformular processos e cortar custos é necessário para melhorar a rentabilidade e competitividade de uma empresa. Contudo, os cortes devem ser feitos de forma criteriosa, para não colocar em risco o relacionamento com cliente, nem o atendimento prestado.
- Controlo do stock
A gestão do stock é a essência da logística. Para garantir a excelência na gestão do stock, é necessário o controlo rígido. Neste contexto, existem dois cenários que podem comprometer o funcionamento da empresa e limitar seus ganhos e, por isso, devem ser evitados: a falta e o excesso de produtos.
- Bom relacionamento com fornecedores
Escolher fornecedores com base no menor preço pode ser um erro. O objetivo é escolher sempre os parceiros que tragam a melhor relação custo-benefício, garantindo a qualidade do produto ou serviço oferecido. Assim, os clientes continuam satisfeitos.
- Lógica da melhoria contínua
A melhoria contínua é a rotina de continuamente analisar o desempenho e resultados dos diferentes processos das empresas para perceber quais os pontos fracos que podem e devem ser eliminados ou corrigidos. Desta forma, o gestor age de forma proactiva, corrigindo o erro antes dele ocorrer, poupando dinheiro na sua resolução.
Resumindo, existem várias formas de aumentar a margem de lucro de uma empresa, mas é incontornável refletir se o software que utilizamos responde a todas as necessidades da nossa empresa e se permite o crescimento pretendido. Contacte-nos e faremos um levantamento das necessidades da sua empresa, para que o seu negócio se torne mais rentável e ágil.