Blog Imaginado

IT

IoT – Proteção ou controlo?

A localização em tempo real, à semelhança de outras tecnologias, levanta questões morais, não sendo totalmente consensual, analisemos as suas diferentes aplicações.   

Nem em todas as tecnologias são totalmente unânimes e os sistemas de geolocalização, são, de facto, um exemplo disso.  Há quem considere o controlo de pessoas uma violação dos direitos individuais, especialmente se estivermos a falar do controlo patronal. Outros conseguem ver as suas vantagens e mais-valias, nas suas diferentes aplicações.

O ponto chave de reflexão deve ser as diferentes aplicações desta tecnologia. Os dispositivos de geolocalização possibilitam, por exemplo, o  apoio a vários grupos de risco ou a colaboração entre vários profissionais, alavancando as suas atividades económicas.  

Como criador de gado estas tecnologias podem trazer conforto ao seu quotidiano porque saberá sempre onde está cada cabeça de gado, permitindo, adicionalmente, que este ande livremente, sem nunca sair dos limites virtuais do criador. Desta forma os criadores garantem a sustentabilidade do seu negócio, assim como, a qualidade da carne. Esta tecnologia pode também ser utilizada em animais de companhia, que devido às suas características são bastante propensos a desaparecerem. Estes dispositivos são uma mais valia, pois ajudam os donos a encontrar as suas mascotes rapidamente, evitando acidentes com veículos ou que estes passem vários dias sem alimento.

Mas é na sua aplicação ao ser humano que os dispositivos de geolocalização se mostram notáveis. Na aplicação ao humano esta tecnologia permite localizar, pedir ajuda e mobilizar os meios necessários para a emergência em causa. Esta funcionalidades são especialmente importantes para pessoas com doenças neurológicas degenerativas, de que o Alzheimer é exemplo. Nestes casos, as pessoas com demências, principalmente em situações de recente diagnóstico, conseguem manter uma vida ativa, vão às compras, vão passear, sendo muito difícil prever qual a ocasião que deixam de conseguir voltar a casa. Neste momento, os sistemas de geolocalização são absolutamente indispensáveis por dois motivos: garantem a autonomia da pessoa com demência por mais tempo, sendo uma ferramenta que prolonga o seu bem-estar e autonomia, por outro lado, garantem a sua segurança. 

Quais são as principais funcionalidades desta tecnologia que a tornam indispensável?

Estes dispositivos permitem a localização de uma pessoa em tempo real, ativa um alerta caso essa pessoa tenha caído, permitindo que a ajuda chegue em tempo recorde. Outra das grandes vantagens é o botão SOS, em que quem usa estes dispositivos pode pedir ajuda em caso de necessidade.  A sua fácil utilização faz com que a maioria dos utilizadores não tenha nenhuma dúvida ou dificuldade em manusear esta tecnologia.

Tecnicamente, estes produtos de geolocalização são uma rede que envolve dispositivos, internet e dados, ou seja, uma ferramenta IoT – Internet of things ou em português – Internet das coisas.  Neste caso em particular existem dois dispositivos físicos – a base que recebe a informação e o dispositivo de recolha dessa informação, no meio há a internet que se torna o veiculo dos dados. A troca de dados entre os dois dispositivos permite enviar informação detalhada sobre o estado da pessoa e a sua localização, o dispositivo que recebe permite que o responsável averigue as necessidades e envie os meios adequados às circunstancias.  

Esta tecnologia pode não ter uma opinião unanime, mas é impossível negar as suas vantagens, particularmente se aplicada à população mais vulnerável e de risco.     

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agosto 2020
S T Q Q S S D
« Jul    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Suporte
para clientes

SUPORTE PARA CLIENTES

É cliente Tecnologias Imaginadas? Precisa de ajuda? A nossa equipa assiste-o com suporte completo em todos os seus desafios informáticos.