Blog Imaginado

Cibersegurança

MUDANÇA DE PARADIGMA NA UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

A Cibersegurança e ciberdefesa são, no presente, uma parte comum em todos os ambientes do mundo: governos, pessoas, empresas e grupos económicos, todos utilizam meios digitais para armazenar dados, dados que são críticos para o funcionamento dos seus sistemas e do negócio.

Neste mundo cada vez mais digital, a Cibersegurança é um tema atual e cada vez mais recorrente, e deve ser uma preocupação cada vez maior, das empresas e dos seus dirigentes. A Cibersegurança introduziu um novo paradigma na utilização dos sistemas de informação.

Um tema importante na gestão de negócios, cada vez mais abordada nas empresas, em diferentes setores de atividade económica. As ações para proteção, e prevenção, a ataques digitais devem ser estratégicas, para garantir que os ativos de maior criticidade para a continuidade de negócio e o conjunto de dados confidenciais da organização estejam seguros.

Empresas PME também podem perder seus dados para cibercriminosos, principalmente devido à maior vulnerabilidade dos seus sistemas. Por isso, é fundamental que também os gestores destas empresas entendam a importância do tema, bem como todos os pontos, técnicas e informações envolvidos para assegurar a proteção do negócio e da marca.

A introdução do tema cibersegurança na estratégia e operação da empresa, traz associado preocupações e necessidades não só ao nível das tecnologias de informação, mas também organizacionais e, muito em particular, comportamentais.

  • Segurança de Informação

A área de sistemas de informação das empresas usa diferentes tipos de tecnologias nos seus ativos tecnológicos e tratamento da informação. Um dos seus objetivos é a prevenção e resiliência da segurança do perímetro tecnológico e aplicacional. Os sistemas tratam e guardam informações de negócio, entre outras, que têm de estar protegidas por políticas de segurança da informação em cumprimento das normas regulamentares e políticas publicadas pelo governo.

Existem diversos conceitos a respeito da área de InfoSec ― Information Security ―, mas utilizaremos este: a segurança de informação compreende um conjunto de práticas, recursos, sistemas, habilidades e mecanismos usados para proteger todos e quaisquer tipos de tecnologias de informação, dados da empresa e sistemas aplicacionais contra o ataque de criminosos, o acesso indevido de utilizadores e o uso impróprio das informações da organização.

  • Cibersegurança

A cibersegurança lida com a proteção de dados e informações a partir de fontes externas, provenientes exclusivamente da Internet. Nem tudo que é segurança de informação envolve a cibersegurança, mas toda cibersegurança envolve a segurança da informação.

Cibersegurança não é mais do que um conjunto de técnicas e procedimentos de proteção de sistemas, programas e infraestrutura de redes de resposta e prevenção a ataques cibernéticos.

O objetivo, ao se implementar políticas e procedimentos de Cibersegurança é proteger os ativos críticos da empresa, assegurando a resiliência das redes, software e dados.

A Cibersegurança ajuda as organizações e indivíduos a proteger os seus sistemas e dados contra o acesso não autorizado. Os ataques cibernéticos ocorrem para realizar o acesso não autorizado, alterar ou destruir dados ou para extorquir dinheiro.

  • Desafios do Novo Paradigma

É fundamental compreender que nenhuma organização é capaz de atingir um nível de controle de 100% das ameaças à segurança dos seus ativos e da informação. Um dos principais motivos é a constante inovação e evolução de hardwares e softwares, o outro é a evolução dos comportamentos e técnicas usados em ciberataques.

As transformações na segurança cibernética, e que temos sido testemunhas, requerem novos tipos de estratégias e competências para mitigar e resolver os ataques. Não é possível definir um padrão para contenção de ameaças e vulnerabilidades.

É necessário investir em Cibersegurança, e esses investimentos devem ser divididos entre a prevenção e a localização do problema. Hoje sabemos não ser possível evitar todos os ataques, mas é importante saber como superá-los e resolvê-los o mais rápido possível e com o menor dano para a empresa.

O novo paradigma de utilização de sistemas de informação envolve todos os recursos da empresa de alguma forma. A saber: computadores, softwares, hardwares, redes e até mesmo os colaboradores. Cada um destes elementos tem um papel importante no que diz respeito à Cibersegurança.

Estamos a evoluir de uma abordagem centrada nas tecnologias de informação, para as áreas de melhoria contínua, transformação organizacional, gestão comportamental e formação de recursos humanos.

Neste novo paradigma, realçamos o papel fundamental dos comportamentos dos utilizadores dos ativos. Passou a ser critico o conhecimento das regras de segurança de informação, para evitar falhas que se tornem portas de entrada de cibercriminosos. Quando uma pessoa viola as normas, ela abre uma brecha na proteção e compromete toda a rede e sistemas da empresa.

A Tecnologias Imaginadas inclui no seu portfolio de produtos e serviços soluções de referência no mercado desenvolvidas para ajudar as PME, empresas de média dimensão, e organizações da administração pública e poder local, na proteção da informação e implementação de políticas de Cibersegurança. Fale connosco, temos uma solução para si.

Carlos José Santos Silva
Consultor Sénior Especialista em Segurança da Informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Setembro 2022
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
Suporte
para clientes

SUPORTE PARA CLIENTES

É cliente Tecnologias Imaginadas? Precisa de ajuda? A nossa equipa assiste-o com suporte completo em todos os seus desafios informáticos.