Blog Imaginado

Medilab

7 Inovações na área de Saúde

O investimento em ferramentas modernas e sistemas automatizados tem tudo para auxiliar a medicina em vários aspectos. Na verdade, a introdução de novas tecnologias na área da saúde é um fator fundamental para a evolução dos procedimentos médicos.

Estes mecanismos de última geração melhoram a qualidade dos diagnósticos, auxiliam nos tratamentos e proporcionam um atendimento mais eficiente para os pacientes. Neste cenário, torna-se essencial que o médico e outros profissionais de saúde saibam mais sobre esta realidade.

1. Telemedicina

É uma maneira de democratizar o acesso a consultas e garantir o acompanhamento médico, a realização de diagnósticos, a interpretação de exames e a emissão de pareceres à distância. Trata-se de uma área da Telessaúde que viabiliza o suporte médico de modo remoto por meio do apoio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

2. Big Data

A tecnologia Big Data compreende a aquisição, gestão e o uso de uma grande quantidade de informações. Sendo assim, este sistema é integrado com vários bancos de dados conectados, permitindo a partilha desses dados com o Ministério de Saúde e outros órgãos ligados à área médica.

Estes dados permitem ter acesso a informações essenciais, como quantidade de infecções por vírus em uma determinada região e o estado de saúde da população, por exemplo. A partir daí, é possível criar relatórios que vão dar inicio à implementação de programas de prevenção e o acompanhamento de patologias e fatores de risco.

3. Inteligência artificial

A inteligência artificial consiste em uma vertente da ciência da computação que cria equipamentos tecnológicos com o objetivo de simular o pensamento e a capacidade humana. Deste modo, é possível analisar exames, raciocinar, analisar padrões, fazer diagnósticos mais precisos, integrar informações sobre patologias, tomar as melhores decisões e solucionar eventuais problemas.

O uso de sistemas inteligentes na medicina é uma prática que tende a crescer cada vez mais. A introdução desse tipo de tecnologia otimiza o trabalho dos médicos e profissionais de saúde, agiliza o tratamento e traz economias para o estabelecimento de saúde.

4. Softwares de gestão na nuvem

Os sistemas de armazenamento na nuvem proporcionaram a redução e até mesmo a eliminação completa de papéis e arquivos físicos. O fenômeno da digitalização permitiu a criação de documentos digitais que ficam arquivados em um ambiente seguro, graças à tecnologia de Cloud Computing (Computação em Nuvem). Esses arquivos online podem ser acessados facilmente pelos médicos, quando for necessário.

Nesse sentido, o software de gestão de armazenamento na nuvem traz algumas vantagens para a área da saúde, como:

  • acessibilidade: qualquer membro da equipe médica com login e senha pode ter acesso às informações que estão ali armazenadas;
  • segurança: o acesso é restrito e qualquer tentativa de invasão no sistema por terceiros mal intencionados não tem sucesso;
  • produtividade da equipe: com o acesso rápido e prático, os profissionais perdem menos tempo nas buscas.

5. Blockchain

A tecnologia Blockchain traz segurança para os bancos de dados utilizados na saúde, proporcionando maior confiabilidade ao dar a permissão de acesso às informações de pacientes somente a pessoas autorizadas.

Esse mecanismo não permite que os usuários façam alterações nas informações que foram inseridas anteriormente. Isso significa que os registros originais são preservados, característica que traz mais confiabilidade e credibilidade aos documentos.

Trata-se de uma forma de garantir que as informações se mantenham fidedignas, além de evitar mudanças realizadas por pessoas mal intencionadas com o único objetivo de defraudar os arquivos.

6. Impressão 3D

A impressora 3D possibilita a impressão de objetos em formatos tridimensionais, por meio do seu molde digital. Médicos e cientistas do mundo inteiro já utilizam esta tecnologia para recriar vasos sanguíneos, tecidos e até mesmo órgãos inteiros do corpo humano, para fins de transplante.

Também é possível a replicação de orelhas, nariz, cartilagens, pele sintética, a impressão de moldes de gesso, implantes, próteses etc. Além de cópias reais, esta ferramenta também traz a garantia de um diagnóstico mais adequado, uma vez que ajuda na identificação de tumor em visão 3D. A tendência é que esse equipamento super moderno ganhe cada vez mais espaço na área da medicina.

7. Realidade Virtual

A Realidade Virtual oferece a imersão dos pacientes em um ambiente novo e diferente da realidade, por meio do uso de recursos visuais e auditivos, como displays, óculos VR ou headsets. Esta tecnologia é muito utilizada por estudantes residentes que estão em treino, pois auxilia na realização de cirurgias e procedimentos mais invasivos. O uso deste sistema inteligente tende a crescer cada vez mais na área da medicina.

O investimento em novas tecnologias na área da saúde é uma tendência global cada vez mais forte. A introdução de máquinas de última geração propicia um atendimento optimizado, auxilia no diagnóstico de doenças e permite um tratamento mais ágil e eficiente aos pacientes.

Este é só o começo de uma época marcada pela evolução tecnológica. Mas afinal, o que será que essas ferramentas modernas reservam para a medicina no futuro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Maio 2021
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Suporte
para clientes

SUPORTE PARA CLIENTES

É cliente Tecnologias Imaginadas? Precisa de ajuda? A nossa equipa assiste-o com suporte completo em todos os seus desafios informáticos.