Blog Imaginado

Sem categoria

A importância da encriptação de dados

Nunca antes a expressão “o segredo é a alma do negócio” fez tanto sentido. É fundamental para as empresas manter sigilo sobre os seus dados e informações, para se manterem competitivos, mas também para garantirem a proteção dos dados dos seus clientes. A encriptação é uma ferramenta essencial para a segurança dos dados, principalmente depois da entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), que foi desenvolvido com o objetivo de proteger as pessoas singulares relativamente ao tratamento dos seus dados.

O que é a encriptação?

A encriptação é o processo de codificação de determinada informação de modo a que esta só esteja acessível a quem tenha a o código que permite a descodificação da informação, revertendo-a para a sua forma original. Graças à encriptação, empresas podem proteger segredos do seu negócio, os governos podem tornar informação confidencial segura e nós podemos proteger dados pessoais de cibercriminosos.

É possível identificar dois tipos de encriptação: a simétrica e a assimétrica. A primeira designa o tipo de codificação que utiliza a mesma password para encriptar e desencriptar uma mensagem, enquanto que a encriptação assimétrica utiliza passwords distintas para codificar e descodificar a informação. A última é considerada a mais segura porque a password pública é partilhada entre o emissor e o recetor, enquanto a password privada é utilizada somente para decifrar a mensagem.

A encriptação dispensa outras ferramentas de cibersegurança?

Não. A codificação das mensagens é, de facto, uma metodologia de segurança contra potenciais tentativas de roubo de informação, no entanto não dispensa outros métodos que garantam a proteção dos dados, seus e dos seus clientes, defendendo em simultâneo o seu negócio.

Estas são alguns dos métodos: instalar bons antivírus e outros programas que identifiquem malware, instalar sistemas de deteção de intrusão e firewalls, proteger passwords, redes Wi-Fi, investir numa VPN, reforçar a proteção de dados existentes na cloud, assegurar o cumprimento do RGPD, e contratar um seguro contra ciber-ataques.

Adicionalmente é essencial apostar na formação dos colaboradores e educá-los para estarem sensíveis aos riscos digitais, assim como, contratar um Chief Information Security Officer.

O que procurar num software de encriptação?

O software de encriptação de dados, também conhecido como um encryption algorithm ou cipher, é usado para desenvolver um esquema de encriptação que teoricamente é muito difícil de ser violado. Embora pareça muito complexo, há ferramentas que permitem a gestão da criptografia de forma simples. É importante que este software consiga encriptar vários dispositivos diferentes, e-mail e dos dados. Estas escolhas nem sempre são fáceis, por isso, é essencial começar por escolher um parceiro de segurança, que o ajude na seleção de soluções mais adequadas para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Julho 2020
S T Q Q S S D
« Jun    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Suporte
para clientes

SUPORTE PARA CLIENTES

É cliente Tecnologias Imaginadas? Precisa de ajuda? A nossa equipa assiste-o com suporte completo em todos os seus desafios informáticos.