Blog Imaginado

Sem categoria

Virtualização aplicacional

A virtualização aplicacional refere-se à tecnologia que fecha numa cápsula os programas de computador do sistema operativo (SO) subjacente, no qual estes são executados. Esta tecnologia permite executar aplicações num ambiente virtualizado no desktop do utilizador, isolando a aplicação do sistema operativo.

Em termos práticos, significa que há uma aplicação instalada num servidor, a partir do qual todos os colaboradores de uma empresa podem ter acesso através das suas máquinas, sem necessidade de instalação ou configuração prévia. Desta forma, não se precisa adequar a aplicação a cada sistema operativo, tornando uma ferramenta de trabalho passível de ser utilizada em qualquer máquina da empresa, seja ela computador ou telemóvel.

Quais são as principais vantagens desta tecnologia?

A virtualização aplicacional permite que as aplicações sejam executadas em ambientes que não se adequam ao SO nativo, ou seja, possibilita que algumas aplicações da Microsoft Windows sejam executadas em Linux, por exemplo. Isto significa que há redução nos custos de integração e administração do sistema, mantendo a linha de base de software comum nos diferentes computadores da organização.

Esta tecnologia permite que aplicações incompatíveis coexistam lado a lado e em utilização simultânea.

O isolamento das aplicações do sistema operativo também traz benefícios ao nível da segurança, pois quando uma aplicação é exposta a um malware, implica automaticamente a exposição desse mesmo malware a todo o SO. Neste sentido, uma menor integração entre o sistema e outras aplicações, protege-o contra códigos com erros ou mal escritos.

Em alguns casos, a virtualização aplicacional fornece proteção de memória e recursos de debugger em ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) e pode até executar aplicações que não foram gravadas corretamente, por exemplo, apps que tentam armazenar dados do utilizador num local somente de leitura. Este recurso ajuda na implementação do princípio de menor privilégio, ou seja, concede autorizações apenas quando realmente sejam necessárias para o desempenho de uma atividade. Neste caso remove o requisito que permite aos utilizadores finais ter privilégios de administração para executar aplicações mal escritas.

São possíveis migrações simplificadas do SO, em que as aplicações podem ser transferidas para diferentes dispositivos ou entre computadores sem a necessidade de serem instalados, tornando-se um software portátil.

A Tecnologias Imaginadas disponibiliza uma solução de alojamento Web e Data Center e consegue garantir um serviço estável, eficiente e seguro para ir de encontro ás necessidades de todos os nossos clientes e parceiros. A infraestrutura de rede e servidores está localizada em Portugal garantindo a menor latência possível bem como uma manutenção e intervenção exemplar. O Data Center esta estabelecido num edifício criado para o efeito, com as condições de segurança físicas exigidas a estas infraestruturas. Dispõe igualmente de sistemas preventivos que atestam a extinção de incêndios, com monitorização constante para assegurar a inexistência de acessos indevidos. Entre em contacto connosco para saber mais sobre estas ferramentas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Julho 2020
S T Q Q S S D
« Jun    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Suporte
para clientes

SUPORTE PARA CLIENTES

É cliente Tecnologias Imaginadas? Precisa de ajuda? A nossa equipa assiste-o com suporte completo em todos os seus desafios informáticos.