Blog Imaginado

IT

Ensino Remoto: a nova forma de ensino que veio para ficar

Este ano, parte do período de aulas decorreu remotamente, cerca de 2 milhões de alunos viram as suas aulas através do computador. Agora começa-se a planear e a preparar o próximo ano letivo e, apesar da componente de aulas presenciais ser importante, facilmente conseguimos antecipar que o ensino remoto tenha ainda um peso significativo.

Agora, o grande desafio para as escolas é garantir que estão mais preparadas para um melhor e mais planeado ensino à distância. Para isso, a melhor solução é apostar numa ferramenta que já é do conhecimento de professores e alunos, o Moodle.

A plataforma de e-learning Moodle já sobejamente conhecida pela comunidade educativa pode ser também a porta de entrada a áreas de trabalho e aplicações virtuais Windows e Linux. Através da solução UDS Enterprise é permitido aos professores que façam a gestão de máquinas e aplicações virtuais e as atribuam a um número ilimitado de alunos. Esta solução para além de ser extremamente simples, é viável porque não acarreta custos elevados.

Já os alunos têm acesso aos desktops e aplicações virtuais através de um único login dentro de uma aplicação que já lhes é familiar. As áreas de trabalho e aplicações virtuais disponibilizam recursos didáticos: aulas, apoio, trabalhos de grupo, avaliações, partilha e edição de documentos em colaboração, tornando toda a aprendizagem mais dinâmica e próxima.

O futuro do ensino à distância está assente em duas grandes caraterísticas: simplicidade e integração de várias ferramentas. De forma resumida, conseguimos identificar várias vantagens da solução UDS Enterprise, que passamos a nomear:

  1. Permite o acesso a áreas de trabalho e aplicações virtuais Windows e Linux a partir do sistema de e-learning moodle;
  2. A atribuição dos desktops e aplicações virtuais a diferentes utilizadores do Moodle é feita de forma rápida e fácil;
  3. Através de uma única autenticação conseguimos ter acesso à plataforma Moodle e às máquinas e aplicações virtuais;
  4. O professor consegue gerir a atribuição de utilizadores num único local;
  5. Este modelo é compatível a qualquer sistema de autenticação utilizado pelo moodle.

O moodle é a plataforma de e-learning open source mais utilizada no mundo e a solução USD Enterprise que atualmente integra a esta plataforma, através do Virtual PC Plugin, torna o Moodle na primeira plataforma com acesso a máquinas e aplicações virtuais.

A Tecnologias Imaginadas poderão ser o parceiro ideal para a implementação do futuro do ensino à distância na sua escola. Descubra esta aplicação e conheça todas as possibilidades trazidas pela integração de ambas as soluções. Aposte em tecnologias que tragam benefícios visíveis para o dia-a-dia dos professores e para a vida académica dos alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outubro 2020
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Suporte
para clientes

SUPORTE PARA CLIENTES

É cliente Tecnologias Imaginadas? Precisa de ajuda? A nossa equipa assiste-o com suporte completo em todos os seus desafios informáticos.