Blog Imaginado

Geral

O que precisa de saber sobre virtualização de desktops

Na área das tecnologias de informação, todas as ferramentas que representem a simplificação das tarefas, o melhoramento dos procedimentos e que sejam de baixo custo são consideradas de excelência para as organizações. No presente artigo vamos perceber o que significa virtualização de desktops e como esta solução contribui para o bom funcionamento das empresas, reduzindo custos e promovendo resultados.   

Por um lado, as empresas têm cada vez acesso a mais informação e precisam de métodos mais eficazes de a guardar e processar, por outro a constante evolução das tecnologias de informação possibilitou uma maior capacidade de processamento, armazenamento e de comunicação. Cada empresa dispõe de diferentes métodos de processar os seus dados, que apesar de diferentes se complementam, mas nem sempre têm a capacidade de comprar hardware que permita executar todos os softwares. Neste cenário surge a virtualização que oferece um ambiente uniforme e muito semelhante ao das máquinas físicas, disponibilizando o sistema operativo, aplicações e serviços de rede de uma forma totalmente isolada e independente.

A virtualização de desktops é uma tecnologia que fornece, protege e gere desktops. Para além de ajudar na contenção de custos, esta tecnologia permite que os utilizadores finais possam trabalhar quando e onde mais lhes for conveniente, a partir de qualquer dispositivo.

Na prática, a virtualização possibilita a utilização de qualquer máquina física da empresa para aceder a arquivos, dispositivos, aplicações e dados que estejam na cloud ou no servidor, deixando cair em desuso o posto de trabalho físico marcado.

A utilização desta solução tem como principal objetivo a compatibilidade de aplicações, o reaproveitamento de sistemas e a poupança, a médio e longo prazo. Esta tecnologia facilita a mobilidade, a segurança, e otimiza os recursos e processos, permitindo melhorar a produtividade.

Por ser extremamente flexível, a virtualização de desktops pode, em modo geral, ser executada das seguintes formas:

  • Na máquina do utilizador, onde podem ser executados softwares não compatíveis,
  • No servidor da organização, onde é possível fazer a gestão de todas as máquinas virtuais da empresa e o seu acesso à rede,
  • Na cloud, sendo o seu acesso e gestão via internet.

Esta ferramenta viabiliza a mobilidade e garante que o trabalho remoto decorre de forma segura e simples. A equipa responsável pela gestão dos Sistemas de Informação/Comunicação pode distribuir as soluções internas de forma segura, evitando a perda de informação e quedas na produtividade. Desta forma, todas as equipas agirão em conformidade com os objetivos das organizações.

Os dados das máquinas ficam guardados nos servidores ou na cloud permitindo que sejam feitos backups centralizados e, com isso, é garantida a sua disponibilidade e o rápido reestabelecimento do serviço em caso de Disaster Recovery. A equipa de TI poderá também aumentar a segurança ao restringir o acesso aos dados e aplicar políticas contra acesso não autorizado. Adicionalmente, podemos proteger os desktops virtuais com uma ligação encriptada, que evita a perda de dados e de informações estratégicas à empresa.

As vantagens da virtualização de desktops são muitas, mas antes de escolher uma solução, contacte a Tecnologias Imaginadas para perceber de que forma a virtualização de desktops poderá ajudar a sua empresar a agilizar procedimentos e a tornar mais móvel e eficiente a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agosto 2020
S T Q Q S S D
« Jul    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Suporte
para clientes

SUPORTE PARA CLIENTES

É cliente Tecnologias Imaginadas? Precisa de ajuda? A nossa equipa assiste-o com suporte completo em todos os seus desafios informáticos.