Blog Imaginado

Sem categoria

Porque é que os data centers são autênticos cofres?

Parte do sucesso de uma empresa está relacionada com a forma que trabalha os seus dados. Os dados dos clientes permitem que uma empresa se aproxime das necessidades destes, e como consequência, tenha cliente leais. Por outro lado, os dados relacionados com a gestão do negócio, nomeadamente, vendas, dados de mercado, estudos de mercado, estudos de consumidor, delineação de estratégias, são dados que permitem decisões assertivas, capazes de melhorar a competitividade da empresa.

Todos estes dados são sigilosos e de valor incalculável. São as joias das empresas e, por isso, devem estar em cofres, longe de mãos alheias. Os data centers são os cofres informáticos para guardar informações cruciais para o bom desempenho da empresa.

Um centro de processamento de dados, ou como é mais conhecido atualmente, data center é um ambiente que junta servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, sistemas de ativos de rede, como switches, routers e outros. É considerado o sistema nervoso de uma empresa.

Com a finalidade de acolher milhares de servidores e bancos de dados, e processar grandes quantidades de informação, os equipamentos geralmente são montados em armários metálicos. Na maioria dos casos, ficam localizados em grandes salas com acesso restrito de funcionários, por questões de segurança. 

Contam com sistemas de extinção de incêndios com deteção precoce e inteligente de fumo, utilizando gás inerte, para não afetar os equipamentos. Utilizam ar-condicionado de precisão para controlar e manter uma determinada temperatura, arrefecendo os equipamentos, sempre que necessário.

Dados físicos e lógicos do ambiente operacional são monitorizados permanentemente, disparando alertas cada vez que um é irregular. 

Para garantir o abastecimento de energia contínua, os data centers usam geradores de energia de grande capacidade como fontes de alimentação ininterrupta (também comumente chamados de UPS). Estes aparelhos são geralmente montados em salas anexas, para manter os equipamentos ligados, mesmo em caso de falha de energia. Um data center consome até cem vezes mais energia que um escritório comum.

Para além do controlo da temperatura, prevenção de incêndio e a garantia da manutenção do seu funcionamento mesmo em caso de falha de energia, os data centers devem ter algumas preocupações adicionais para o seu bom funcionamento, nomeadamente:

  • Infraestrutura de Rede

Duas das características mais importantes de um data center são: a escalabilidade e flexibilidade.

Os projetos devem ser desenhados com a infraestrutura adequada para suportar os serviços e sistemas da empresa, permitindo o seu funcionamento eficiente, mas prevendo um possível crescimento no futuro, garantindo a agregação de novas tecnologias adaptáveis à existente.

  • Existem diversas diretrizes e boas práticas para garantir a segurança física e lógica de um data center que devem ser consideradas:
    • Construção de paredes, portas e janelas, com o propósito de proporcionar segurança extra, mesmo contra desastres naturais.
    • Instalação de armários: estas estruturas possibilitam garantir mais segurança para switches, routers, discos rígidos, e outros componentes.
    • Instalação de sistemas de controlo de acesso eletrónico, permitindo que apenas pessoas autorizadas entrem no espaço.
    • Registro permanente de todos os que solicitam acesso ao data center, para garantir a segurança dos dados.
    • Instalação de alarmes em todas as áreas do espaço para prevenir possíveis invasões e certificar uma maior efetividade na atuação.
    • Garantir que existe backup da informação e que são realizados testes de restauro frequentes.
    • Criação de uma equipa de segurança que faça certas tarefas diariamente, nomeadamente: monitorar alarmes, treinar agentes de segurança para emergências, monitorar acessos não autorizados, ajudar todos os colaboradores que possuem acesso ao data center, controlar o acesso através da confirmação de identidade do colaborador e desenvolvimento de relatórios de monitorização.

Apesar dos data centers serem espaços fundamentais para serviços e atividades de diversos setores da economia (energia, iluminação, telecomunicações, Internet, transportes, tráfego urbano, bancos, sistemas de segurança, saúde pública, entretenimento, e muitos outros) é importante referir que para cada vez mais empresas, deixa de fazer sentido a compra/construção de um Data Center. A possibilidade de adquirir serviços de data center comportam menos custos, colocam a responsabilidade da gestão e manutenção no Provider, e garantem um nível de segurança mais elevado. Conheça a nossa oferta e descubra também todas as vantagens da virtualização aplicacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Julho 2020
S T Q Q S S D
« Jun    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Suporte
para clientes

SUPORTE PARA CLIENTES

É cliente Tecnologias Imaginadas? Precisa de ajuda? A nossa equipa assiste-o com suporte completo em todos os seus desafios informáticos.