Canalizadores” russos com passaporte diplomático tentaram espiar elites mundiais

Dois homens russos disfarçados de canalizadores tentaram espiar a reunião anual do Fórum Económico Mundial (FEM), em Davos, na Suíça, revelaram as autoridades daquele país, que desmantelaram a operação. Oficialmente, dizem apenas ter identificado duas pessoas com passaporte diplomático.

De acordo com uma reportagem do jornal suíço Tages-Anzeiger, os dois homens russos foram identificados pela Polícia em agosto do ano passado no ‘resort’ de esqui que recebe o congresso do FEM, onde se reúnem esta semana as elites empresariais e políticas de todo o Mundo. Os espiões apresentaram passaportes diplomáticos e deixaram o país.

A Polícia do cantão suíço de Grisões revelou que os dois homens foram submetidos a uma verificação de identidade em Davos em agosto de 2019, mas nenhuma ligação foi estabelecida entre a visita e o FEM. As autoridades foram alertadas devido à “pouco habitual estadia longa” de duas pessoas no ‘resort’ de luxo.

“É verdade que identificamos dois cidadãos russos em Davos e que apresentaram passaportes diplomáticos, mas não conseguimos encontrar nenhuma justificação para detê-los. Foram autorizados a sair [do país]”, disse uma porta-voz da Polícia, acrescentando que os homens não foram identificados como canalizadores.

Os russos reivindicaram proteções diplomáticas, mas não foram registados como diplomatas oficiais em Berna. A Polícia e as autoridades federais suíças suspeitavam que fossem dois agentes de inteligência russos, que se fizeram passar por canalizadores para instalar equipamentos de vigilância em espaços importantes da cidade para espiar a vida privada e as conversas das elites mundiais durante o FEM.

1 thought on “Canalizadores” russos com passaporte diplomático tentaram espiar elites mundiais”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *