A Internet, desde que surgiu, tem trazido um mar de oportunidades para quem tenha vontade e conhecimento para usufruir delas. O e-commerce é apenas mais um exemplo disso, abriu mais um canal de vendas e permitiu chegar a mais pessoas, para além das que habitualmente vão às lojas físicas. Durante o estado de emergência o e-commerce foi a única saída de algumas empresas que viram os seus espaços comerciais encerrados, tornando-se a única oportunidade de conseguir vender os seus produtos e de chegar ao seu público.
Já sabíamos que os portugueses eram grandes adeptos das atividades online, estes despendem cerca de 21,8% do seu tempo livre na Internet, dos quais 12% é passado nas redes sociais e a ver filmes e séries online. As compras online têm aumentado em Portugal, 33% dos consumidores portugueses faz as suas compras online através de um dispositivo móvel, enquanto que 44% utilizaram o computador. Apesar do consumo online ter aumentado em Portugal, ainda há uma discrepância entre as compras efetuadas em Portugal (28%) e pelos restantes europeus (53%).
O que é exatamente o e-commerce? Como posso desenvolver uma plataforma de e-commerce?
E-commerce ou comércio eletrónico refere-se a todas as transações comerciais através da internet, numa plataforma para o efeito. Vários tipos de negócios se desenvolveram online, comercio de bens e serviços ou leilões, por exemplo.
Para iniciar a sua loja online é fundamental escolher um parceiro de confiança que personalize a sua plataforma de vendas de modo a espelhar a natureza do seu negócio. A experiência desse parceiro pode significar o sucesso do seu negócio, por isso, aposte em empresas que, para além de o ajudar a desenvolver os alicerces da sua loja online, podem também prestar suporte.
Existem algumas características que deve ter em consideração. A sua loja online deve ser única e ter um estilo próprio e diferenciador. São as características próprias do seu negócio que vão distinguir a sua loja das restantes, levando os consumidores que se revêm nelas a tornarem-se clientes.
Uma plataforma de vendas online deverá também ser responsive e adaptar-se a todos os dispositivos móveis, computadores e tablets porque existem vários padrões de consumo, principalmente em Portugal, onde as compras online se dividem entre dispositivos móveis e computador, como referimos a cima.
A sua plataforma de e-commerce deve envolver os seus clientes através das redes sociais, de informação dinâmica e constantemente atualizada e de conteúdos multimédia, para isso, insira o Google Maps, vídeos do YouTube, formulários de contato e redes sociais, já que estas têm ganho um peso muito grande nas rotinas diárias de todos nós. Esta interação entre plataformas ajuda a que possa desenvolver uma estratégia digital com multiplataformas conseguindo chegar a mais pessoas.
Outra caraterística fundamental é a capacidade de análise de vendas e gestão de stock, porque é fundamental perceber quem são os seus clientes, a que páginas vão e quanto tempo ficam, assim como, o que compram e quando tem de repor o seu stock.
A escolha da forma de pagamento é outro elemento de extrema importância. Tem que se certificar que o modo de pagamento é seguro e eficaz de modo a dar confiança aos seus clientes. Deverá também disponibilizar várias formas de pagamento para que possa abranger o maior número de pessoas possível. Não se esqueça de facilitar o processo de pagamento deixando uma explicação clara e inequívoca de como as pessoas devem proceder.
Uma boa plataforma de venda através da Internet deve ter em conta vários elementos para ter sucesso. A Tecnologias Imaginadas pode ser a ajuda que precisa pela sua experiência comprovada e equipa multidisciplinar que resultam num know-how diferenciador. Vamos inaugurar a sua loja online?