Blog Imaginado

Geral

O futuro do trabalho remoto: Virtualização aplicacional e de desktops

Por força das circunstâncias muitos de nós fomos obrigados a mudar do escritório para a mesa da sala. A pandemia e a consequente implementação do estado de emergência fizeram-nos repensar a estrutura laboral e a perceber os benefícios para a organização e colaboradores desta nova forma de trabalho.

Há quem defenda que a virtualização – de desktops e aplicações – é o futuro do home office seguro e eficiente, sem qualquer quebra na produtividade. Vamos recapitular o que ambos os conceitos significam e analisar as vantagens para ambos os intervenientes: empresa e colaboradores.  

A virtualização aplicacional é a tecnologia que permite isolar determinados programas de computador do sistema operativo, onde são executados. Na prática, significa que determinada aplicação está instalada no servidor da empresa, à qual todos têm acesso através das suas máquinas, sem necessidade de instalação prévia ou compatibilidade com o sistema operativo. Esta tecnologia permite que qualquer colaborador, com as devidas autorizações, possa aceder a determinada aplicação em qualquer máquina da empresa, seja ela computador ou telemóvel. Para os responsáveis da empresa a utilização desta tecnologia acarreta uma redução de custos de integração e administração do sistema, para os colaboradores permite a mobilidade do seu posto de trabalho e, com isso, a flexibilização na organização das suas responsabilidades.

A virtualização de desktops permite executar diferentes sistemas operativos num único equipamento físico, ou seja, determinado sistema operativo está guardado no servidor ou na cloud e é acessível aos utilizadores a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel. Esta máquina virtual permite que cada trabalhador desempenhe as suas tarefas onde quer se esteja de forma conveniente e segura. O grande objetivo desta tecnologia é garantir a compatibilidade das aplicações, o reaproveitamento de sistemas, poupança a médio e longo prazo. Desta forma, conseguimos facilitar a mobilidade, a segurança e a otimização dos recursos, aumentando a produtividade.

Independentemente do tipo de virtualização que escolha existem vantagens inegáveis desta tecnologia para o seu negócio e para o quotidiano dos seus colaboradores, garantindo ganhos imediatos. Conseguimos nomear sete vantagens da virtualização que lhe vão garantir a excelência no trabalho remoto.

  1. Garante a mobilidade dos colaboradores para trabalharem de forma segura em casa, ou até fora dela sempre que houver necessidade de ir, por exemplo, a uma reunião. Durante a própria reunião poderá aceder à sua máquina virtual ou aplicações para dar seguimento ao seu trabalho.
  • Como a virtualização promove a mobilidade é possível rentabilização mais eficazmente o seu tempo, porque pode trabalhar a partir de casa e não despender tempo desnecessário nas deslocações, ou porque pode fazer de imediato a encomenda enquanto visita um cliente. Em ambos os cenários há rentabilização do tempo, permitindo que o colaborador desempenhe todas as suas responsabilidades eficazmente e ainda tenha tempo para equilibrar o trabalho com a vida pessoal. Este equilíbrio permite que os profissionais se sintam valorizados, tornando-se este, num ponto importantíssimo para a retenção de talento.
  • Quando existe uma ferramenta que permite determinado software instalado no servidor ou na cloud seja acessível em qualquer máquina, e por isso, compatível a qualquer sistema operativo diminuímos os custos na compra de outros SO e hardware, a compatibilidade é um dado adquirido à partida.
  • A virtualização diminui os custos no consumo de eletricidade porque deixa de existir a necessidade de alimentar e arrefecer as máquinas físicas, neste sentido, podemos dizer que a escolha de máquinas virtuais reduz a pegada ecológica e torna a empresa mais sustentável.
  • As garantias de segurança na mobilidade estão relacionadas com a gestão de utilizadores autorizados. O departamento de Ti gere a ligação e o perfil dos utilizadores, pode também limitar o acesso aos dados e aplicar políticas contra acesso não autorizado, bloqueando os acessos indevidos e o roubo de dados.
  • Todos os dados estão guardados no servidor ou na cloud e, por isso, os backups são aí feitos, centralmente para toda a estrutura. Isto permite garantir que há backups frequentes e que os dados cruciais à empresa são sempre guardados de forma segura, ficando disponíveis aos utilizadores. Esta mecânica faz com que a manutenção das estruturas e dos dados seja simplificada.
  • As estruturas virtuais são muito flexíveis e passíveis de serem redimensionadas sempre que o negócio necessita. Este alinhamento entre a estrutura tecnológica e o tipo de negócio permite de forma rápida dar resposta ao mercado.

Por todos estes motivos a virtualização é futuro do trabalho remoto e uma componente indiscutível para uma gestão mais eficiente dos custos da sua empresa,. O seu primeiro desafio será a escolha da solução que mais de adeqúe às necessidades do seu negócio e às características da sua organização, para isso é crucial a escolha de um parceiro de confiança. A Tecnologias Imaginadas poderá ajudá-lo no planeamento de uma estrutura virtual que responda a todas as suas necessidades, com a garantia de suporte ao longo da implementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agosto 2020
S T Q Q S S D
« Jul    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Suporte
para clientes

SUPORTE PARA CLIENTES

É cliente Tecnologias Imaginadas? Precisa de ajuda? A nossa equipa assiste-o com suporte completo em todos os seus desafios informáticos.